Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso de Administração de Empresas da Faculdade UNA Contagem na disciplina de Macroeconomia.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Taxas de juros sobem pela 6ª vez no ano em outubro, diz associação

De 6 linhas ao consumidor, só a do cartão de crédito rotativo ficou estável.
Para as empresas, as três linhas pesquisadas registraram alta.


As taxas de juros das operações de crédito subiram pela sexta vez no ano em outubro, aponta nesta quinta-feira (14) pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Para pessoas físicas, das seis linhas de crédito pesquisadas, apenas a do cartão de crédito rotativo se manteve estável. As outras cinco foram elevadas (juros do comércio, cheque especial, CDC-Bancos-financiamento de automóveis, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras).
Com isso, a taxa média geral de juros para pessoa física subiu 0,03  ponto percentual no mês, de 5,53% ao mês em setembro para 5,56% ao mês em outubro, a maior taxa de juros desde novembro de 2012.

Para pessoa jurídica, das três linhas de crédito pesquisadas, todas foram elevadas no mês e a taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou elevação de 0,03 ponto percentual no mês, passando de 3,18% ao mês em setembro para 3,21% ao mês em outubro, também a maior taxa de juros desde novembro de 2012.
O coordenador do trabalho, Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo da área, diz, em nota, que a elevação pode ser atribuída à última elevação da taxa de juros básica (Selic), realizada pelo Banco Central no dia 9 de outubro, de 9% ao ano para 9,5% ao ano.
REFERÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário