O mundo está cada vez mais se dividindo em blocos
Blocos econômicos: União Europeia
A UE tornou-se o mais poderoso bloco comercial do mundo, com um PIB superior ao dos Estados Unidos. A criação do euro como moeda única para os, atualmente, 28 membros da UE levou a relação cada vez mais estreita a economia. A UE tem encontrado dificuldades por conta do passado protecionista baseado na ideia de autossuficiência na agricultura, o que limita as exportações agrícolas de outros países, outro grave problema enfrentado pela União Europeia é a crise que diversos de seus países membros tem enfrentado nos últimos anos.
Membros:Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estônia, Finlândia,França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polônia, Portugal, Espanha, República Tcheca, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Reino Unido.
Blocos econômicos: Mercosul
O Mercosul é um acordo econômico e político que tem por finalidade promover o livre comércio e o movimento fluido de bens, pessoas e moedas. As línguas oficiais são o espanhol, português e guarani. Desde sua criação, o Mercosul já passou por diversas modificações e agora é uma completa união aduaneira.
Membros:Argentina,Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname são membros associados.
Blocos econômicos: Nafta
Membros: Canadá, México, Estados Unidos
Blocos econômicos: Apec
O Fórum de Cooperação Econômico Ásia-Pacífico é o bloco econômico dos países banhados pelo Oceano Pacífico, que se comprometeram a facilitar o livre comércio, seus 21 membros variam da China e da Rússia para os Estados Unidos, Japão e Austrália, e são responsáveis ??por 45% do comércio mundial. O progresso em iniciativas de livre comércio foi seriamente prejudicado pela crise asiática, que prejudicou as economias dos países recém-industrializados de rápido crescimento, como a Coreia do Sul e Indonésia.
Membros: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Hong Kong, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova, Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Estados Unidos, Vietnã.
Blocos econômicos: Alca
Bloco com o intuito de unir todas as economias livres (excluindo Cuba) do Hemisfério Ocidental, com vistas a eliminar tarifas e empregando investimento e regras comerciais comuns entre todos os 34 países membros.
Membros: Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Costa Rica, Dominica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, St. Kitts e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.
A formação de zonas de livre comércio e blocos comerciais é um dos principais problemas enfrentados pelo sistema mundial de comércio – se ele vai levar a um aumento do protecionismo ou se os blocos comerciais vão promover a liberalização do comércio.
REFERÊNCIA:
Blogger: http://www.blogers.com.br/maiores-blocos-economicos-do-mundo/ Acesso em 17 de outubro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário