Trabalho apresentado como requisito de avaliação do curso de Administração de Empresas da Faculdade UNA Contagem na disciplina de Macroeconomia.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Governo amplia limite de participação estrangeira no BB para até 30%

O governo ampliou por meio de decreto presidencial o limite de participação de estrangeiros no capital do Banco do Brasil de 20% para até 30%, informou o banco em fato relevante divulgado nesta sexta-feira (25).
Em setembro de 2009, o banco havia informado a elevação do limite de 12,5% para 20%, na mesma ocasião em que foi autorizada pelo governo a emissão de American Depositary Receipts (ADRs) da instituição financeira. ADR é como são chamadas as ações de empresas de fora dos EUA negociadas nas Bolsas americanas.

A emissão dos recibos de ações negociados no mercado norte-americano ocorreu em dezembro de 2009, quando o banco informou que a iniciativa permitiria a diversificação da base acionária e o aumento da liquidez da ações.
No "Diário Oficial da União", o texto diz que é do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira até o total de 30%.
Segundo o documento assinado pela presidente Dilma Rousseff, o Banco Central tomará as providências necessárias para executar essa decisão.
O decreto entra em vigor a partir desta sexta-feira.

COMPOSIÇÃO ATUAL
A União Federal possui 58,3% do capital do BB, o Previ tem outros 10,4% e o BNDESPar, 0,2%. As ações em Tesouraria representam 0,9% do capital do banco. As informações estão no site de Relações com Investidores do BB.
Os 30,2% restantes estão pulverizados pelo mercado (free float), sendo 5,7% com investidores pessoas físicas, 5,2% pessoas jurídicas e 19,4% de capital estrangeiro. Os dados têm como base junho de 2013 e serão atualizados no dia 12 de novembro, quando o banco irá divulgar seu balanço do terceiro trimestre.
Às 11h52 (horário de Brasília), as ações ordinárias do Banco do Brasil, com direito a voto, subiam 2,11%, a R$ 28,94. No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tinha queda de 0,47%, a 54.613 pontos.

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário